quais-profissionais-trabalham-em-coworking

O que é e quais profissionais trabalham em coworking?

Quando o assunto é coworking existe uma dúvida muito frequente que costuma surgir nas pessoas que se interessam por esse modelo de ambiente de trabalho: quais profissionais trabalham em coworking.

Este questionamento é muito comum, especialmente por se tratar de uma prática nova no Brasil, mas vem ganhando diversos adeptos por ser uma forma flexível que dá mais liberdade ao profissional.

Devido aos altos custos para se alugar um espaço, chances de baixo rendimento com o home office e a burocracia que envolve o início de um negócio, especialmente os de prestação de serviço, muitos profissionais têm optado pelo coworking e assim podem focar na qualidade do trabalho.

Com o objetivo de esclarecer quais profissionais trabalham em coworking e como esses espaços podem oferecer diversas vantagens, nós da Citz Contabilidade elaboramos este artigo para esclarecer esta dúvida e muitas outras que surgem com esta novidade.

O que é coworking?

Coworking é um modelo de trabalho que visa o compartilhamento de espaços de trabalho por profissionais da mesma área, ou até mesmo de áreas distintas, com o intuito de dividir os custos gerados pelo local.

O trabalho em espaços compartilhados surgiu para suprir a necessidade que profissionais liberais, freelancers e empresas pequenas têm de dispor de um ambiente com infraestrutura adequada e bem localizado para que ele possa desenvolver suas atividades.

Essas dificuldades surgem quando estão começando o negócio ou sentem a necessidade expandir, mas não tem muito para investir em uma local que atenda às suas necessidades, com o coworking além de dividir as despesas gerais do local você também tem vantagem de criar um networking com diferentes profissionais e empresas, algo muito benéfico atualmente.

Como funciona um espaço de coworking?

O coworking funciona de uma maneira muito simples, você aluga uma estação de trabalho que atenda às suas necessidades em um espaço que oferece outros recursos como, internet, salas de reunião, espaço para eventos, refeitório e outros ambientes que será dividido com outras empresas e profissionais.

Você pode escolher de acordo com sua necessidade que precisa de um local com mais ou menos recursos e paga de acordo com o uso dos recursos. Alguns locais oferecem planos de pagamento bem flexíveis que podem ser por hora, mensal ou anual.

Essas formas de pagamento, ajudam muito profissionais freelancers que tem uma demanda de trabalho bem volátil, com os planos você pode optar por um que não prejudicará seus rendimentos, algo que não seria possível com um aluguel fixo.

Encontrando um espaço de coworking

Apesar de ser uma forma de ter um local adequado para trabalhar desconhecido por muitas pessoas, os espaços colaborativos estão crescendo e a cada dia surgem diferentes opções com meios que atendem diferentes profissionais.

Antes de escolher um espaço e alugar uma estação de trabalho, é preciso analisar alguns detalhes que ajudarão você a se adaptar e ter mais vantagens na hora de fechar negócios, atender clientes e até mesmo conseguir novos clientes.

Localização

O coworking surgiu para resolver diversos problemas que empreendedores pequenos enfrentavam para conseguir um bom local que consiga desenvolver suas atividades e um deles é a localização.

Normalmente, espaços colaborativos são bem localizados, ficam no centro da cidade, próximo a estações de metrô, pontos de ônibus e próximos a outros estabelecimentos comerciais.

No entanto, você deve analisar se o local escolhido tem uma boa localização para atender o seu público alvo se além de atender às suas necessidades, atende a seus clientes caso você desenvolva alguma atividade que lida diretamente com eles.

Empresas já alocadas

Ter contato com outras empresas e profissionais é algo indispensável atualmente, pois, o networking é essencial para criar uma rede de contatos que podem ajudar você no seu negócio.

Sendo assim, esse é um ponto importante, afinal você pode escolher um local que tenha profissionais da mesma área e assim ter contato com pessoas e trabalhar de forma colaborativa com elas.

Neste quesito existem diferentes possibilidades, outra delas é escolher um local que aloca empresas distintas da sua, mas que possam compartilhar serviços. Vai depender de qual outras vantagens você deseja com o coworking.

Vantagens do espaço

Todos os pontos destacados aqui são importantes para escolher um local, mas a infraestrutura e as vantagens que o espaço oferece são algo que faz muita diferença.

Por exemplo, salas privadas para reunião, elas serão muito úteis caso precise atender um cliente ou se for uma pequena empresa com poucos funcionários. Outra vantagem é o escritório virtual, alguns locais oferecem o serviço de gerenciamento de correspondências, ligações e endereço físico e fiscal.

Mas não descuide de itens básicos como, internet, mesas e cadeiras adequadas, impressoras, tomadas adequadas e boa iluminação. Tudo isso faz muita diferença na hora de focar no trabalho.

Caso você faça parte de uma área profissional muito específica, como medicina, o mais adequado é pesquisar por locais específicos que atendem a sua modalidade profissional, desta forma você garante que terá à disposição equipamentos adequados e de qualidade.

Quais profissionais trabalham em coworking?

Afinal, quais profissionais trabalham em coworking? Como vimos até aqui, o coworking é caracterizado pelo compartilhamento de espaços com outros profissionais fazendo assim com seja flexível e possa ser adequado a todos os tipos de profissionais.

O mais comum é ver profissionais de áreas criativas e de comunicação como, publicitários, designers, social media e até criadores de conteúdo, trabalhando em espaços compartilhados e colaborativos.

Com o seu crescimento vem surgindo novas configurações que facilitam a adaptação do profissional que dispõe de poucos recursos para ter uma sala só sua, isso inclui profissionais de diferentes áreas da saúde e outras profissões consideradas conservadoras.

Na verdade, qualquer profissão consegue se adequar ao coworking, mas é impotente ressaltar que nem todas as pessoas se adaptam a essa configuração, pois nem todos têm o perfil do trabalho colaborativo e necessitam de mais privacidade.

Médicos

Montar um consultório, que atenda bem aos pacientes é algo que exige muita dedicação e investimento do médico, por isso é cada vez mais comum que esses profissionais migrem para o coworking.

Os espaços para médicos são especialmente pensados para acomodar diferentes profissionais, com recursos e infraestrutura necessária e adequada para atender os pacientes.

Esta migração não tem relação somente com os altos custos de adequar um espaço e mantê-lo, mas também tem ligação com profissionais que estão mais focados no bem-estar das pessoas que atendem.

Psicólogos

O coworking para profissionais da saúde se adapta a diferentes áreas, e uma delas são os da saúde mental, ou seja, psicólogos, terapeutas e psiquiatras que com esta estrutura a sua disposição, conseguem dar mais atenção ao paciente além de ter um espaço para fazer networking.

Alguns profissionais desta área costumam ministrar palestras, workshop e eventos de saúde mental, com o coworking ele terá um ambiente que acomoda de forma confortável um público específico.

Já ficou claro que quando um profissional diminui a burocracia necessária para manter um negócio, ele pode se dedicar mais ao produto de seu trabalho e com pecíolos não é diferente já que o intuito é focar no paciente. O que nos leva a mais uma vantagem do espaço colaborativo.

Algumas pessoas podem se sentirem desconfortáveis em um ambiente que lembra um hospital ou consultório médicos, algo que dificulta a consulta. Um ambiente mais leve e menos padronizado, pode ajudar a deixar o paciente menos tenso para falar com o psicólogo.

Nutricionistas

Outra área que vem procurando bastante por espaços colaborativos são os nutricionistas que procuram pelas mesmas vantagens de ter um espaço adequado para atender os clientes, com custos mais baixos em um ambiente descontraído.

Este tipo de espaço, ainda apresenta uma característica que pode ser a ideal para profissionais que atendem em cidades diferentes.

Nutricionistas, costumam optar por este modelo para economizar e atender os pacientes com conforto e os recursos adequados.

Advogados

A advocacia é uma profissão tida como séria e muito conservadora, porém, esta afirmação cria uma imagem errada deste tipo de profissional que deve passar profissionalismo e credibilidade.

Engana-se quem pensa que isso não é possível com ser reconhecido ao optar por inovar no ambiente de trabalho, principalmente para os advogados que têm um estilo de trabalho mais dinâmico.

Alguns profissionais que migraram do escritório ou home office para o coworking, afirmam que isso mudou a relação com os clientes, como se uma barreira tivesse sido destruída e eles se sentem mais à vontade em conversar com o advogado.

O direito é uma profissão com diferentes áreas de atuação, dependendo de qual for a sua será muito benéfico ter contato com profissionais e ramos diferentes, por exemplo, um advogado que trabalha com consultoria empresarial.

Conheça a Citz

A Citz Contabilidade é uma empresa especializada em assistência contábil com profissionais qualificados para auxiliar você a abrir sua empresa e dar todo suporte necessário para você e a gestão financeira da sua empresa.

Se você gostou deste artigo, mas ainda tem dúvidas sobre quais profissionais trabalham em coworking e a possibilidade de exercer suas atividades em um espaço colaborativo,entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores, a nossa equipe está à disposição para auxiliar você nesse caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *