A primeira tarefa de qualquer empreendedor é montar um plano de negócios. Porém, principalmente os gestores iniciantes podem encontrar dificuldade neste importante e fundamental primeiro passo.
Em geral, há muitos modelos que auxiliam na elaboração deste planejamento. Ainda assim, vale destacar que todo negócio é único e, portanto, deve ter uma solução sob medida e que considere todas as necessidades da atual ou futura empresa.
E para não errar, você deve ter a atenção redobrada sobre todas as informações que você vai buscar e, acima de tudo, entender o porquê de definir alguns norteadores da sua atividade empresarial.
Para mostrar como montar um plano de negócios, hoje a CITZ Contabilidade decidiu reunir todas as informações indispensáveis para os gestores e preparou o passo a passo necessário até a criação de um planejamento completo e do zero.
O que é um Plano de Negócios?
O plano de negócios reúne todas as diretrizes que funcionam como guia para futuras decisões, como posicionamento de mercado, modalidades de divulgação de produtos e serviços, diferencial competitivo, entre outros fatores chaves.
Na prática, todo negócio, independente de nicho e de atividade, precisa ter um plano de negócios. Isso porque ele determina se há ou não mercado para uma atuação. Inclusive, vale destacar que este planejamento prévio reforça acertos e evita erros frequentemente comuns entre novos negócios.
Por exemplo, ao montar um plano de negócios, você dá nomes aos stakeholders do seu projeto. Isto é, o seu atual ou futuro negócio entende quais são os protagonistas diretos e indiretos que impactam na sua atividade empresarial.
Considere este caso: uma futura clínica odontológica pretende se especializar no segmento estético, realizando operações de bichectomia e clareamento dentário. Sem um plano de negócios eficiente, mesmo que a empresa saia do papel, ela pode ser surpreendida e não ter uma demanda que justifique a sua oferta.
Com isso, o novo negócio é obrigado a se reinventar e agregar mais ofertas para que haja um faturamento nos primeiros meses, gerando custos adicionais e adequações de acordo com a demanda disponível.
Por que o Plano de Negócios é tão importante?
Montar um plano de negócios é fundamental para qualquer empresa por alinhar a oferta e demanda, a expectativa dos stakeholdersdiretos e indiretos, e os objetivos da atual ou futura empresa, reduzindo erros e aumentando as chances de acerto.
O alinhamento entre oferta e demanda fica nas principais necessidades de pequenas e médias empresas. Especialmente nos primeiros meses, o gestor depende de resultados para cobrir investimentos feitos nos primeiros dias de vida da empresa, como flyers, folhetos, anúncios, entre outros gastos adicionais.
E a partir do plano de negócio, você se antecipa e confirma se há ou não uma demanda para a sua futura oferta. Com isso, as chances de manter o faturamento positivo até a maturidade do negócio são ainda maiores.
Já a definição dos stakeholders diretos e indiretos é algo tão importante quanto a relação entre oferta e demanda. Caso não saiba, os stakeholders são todos os envolvidos e impactos no seu projeto, seja diretamente ou indiretamente.
Fornecedores, por exemplo, são stakeholders diretos, porque eles impactam diretamente nos processos da sua empresa. Outro exemplo de stakeholder direto é o time de colaboradores, que permitem a operação do seu negócio.
Já os stakeholders indiretos são aquelas pessoas que não estão ligadas ao projeto, porém sofrem com impactos positivos ou negativos de modo indireto. Neste caso, você precisa considerar as características da sua região e encontrar as pessoas que podem ser impactadas.
Entre alguns exemplos de stakeholders indiretos estão ambulantes próximos, moradores do bairro e, claro, concorrentes de segmentos correlacionados.
Por fim, vale destacar que a importância de montar um plano de negócios surge por definir a missão, a visão e os valores da empresa, servindo como as principais diretrizes do atual ou futuro negócio.
Ter essas premissas claras faz com que a empresa mantenha um direcionamento mais assertivo e, acima de tudo, claro naquilo que realmente busca e pretende entregar aos clientes.
Como montar um plano de negócios
Para montar um plano de negócios, você precisa seguir alguns prazos essencialmente importantes. Embora haja centenas de modelos disponíveis na internet, é fundamental ter algo sob medida e de acordo com as necessidades do seu negócio.
A seguir você confere o passo a passo para criar um planejamento empresarial definitivo que a CITZ Contabilidade preparou!
1. Faça o sumário executivo
O primeiro campo do seu plano de negócios deve ser o sumário executivo, que resume e reúne as principais informações e premissas do seu atual ou futuro negócio, como público alvo, serviços ou produtos ofertados, localização, horários de atendimento, entre outras informações que você julga importante inserir.
Ainda no sumário executivo, você precisa inserir os stakeholders diretos e indiretos do seu projeto, permitindo um entendimento mais completo ao reler o documento ou apresentar para novos sócios da empresa.
2. Padronize a descrição da empresa
Sendo você o idealizador do projeto, certamente a ideia da atual ou futura empresa esteja bem clara na sua mente. Ainda assim, é fundamental que a descrição do seu negócio esteja padronizado e fique clara para todos, principalmente os stakeholders diretos.
Portanto, faça a descrição do seu negócio e tente mantê-lo padronizado em todas as apresentações comerciais que venham a acontecer. Assim, a imagem do seu negócio é clara para todos os envolvidos.
3. Considere os produtos e serviços do atual ou futuro negócio
Do mesmo modo que a padronização da sua empresa deve ser feita, o mesmo vale para os produtos/serviços oferecidos para o seu atual ou futuro negócio. Indo além disso, é importante detalhar os custos e lucros de cada produto/serviço oferecido.
Ao ter essas informações no seu plano de negócios, fica mais fácil acompanhar o desempenho das ofertas e saber quais são mais vantajosas.
4. Pesquise sobre estratégias de entrada
Mais importante do que tirar um negócio do papel é saber como promovê-lo e integrá-lo ao segmento correto. Em segmentos mais competitivos, este fator determina o sucesso de uma empresa.
Ao montar um plano de negócios, opte por definir quais são os canais de venda, seja online ou presencial, e as melhores formas de solucionar um problema com custos mínimos.
5. Crie um plano efetivo de marketing
Além das formas de entrar em um segmento, você também precisa definir quais são as formas de promover o seu negócio e chegar ao público alvo pré-definido. Felizmente, atualmente há muitas soluções de marketing acessíveis para pequenas e médias empresas.
Entre alguns exemplos de marketing, as estratégias de tráfego pago e de alcance orgânico são as alternativas com melhores relação entre custo e benefício. Com pouco mais de 30 reais já é possível deixar uma campanha nas redes sociais ativas, por exemplo.
6. Faça o plano de recursos humanos
Caso a sua empresa tenha muitos colaboradores, você precisa definir o plano de recursos humanos, isto é, definir a hierarquia da empresa e o fluxograma dos processos do negócio. Na prática, este planejamento faz com que os processos fiquem mais padronizados e evitem retrabalhos.
Assim, uma vez que o colaborador fique em dúvida sobre algum problema, basta uma rápida consulta para ver quem é o responsável por determinado processo.
Ainda nesta etapa, você precisa anexar as informações relacionadas aos custos e lucros que cada profissional gera. Deste modo é possível acompanhar e definir com mais clareza os ganhos e gastos gerados ao contratar ou diminuir a mão de obra.
7. Elabore uma análise de mercado
Uma das partes mais difíceis ao montar um plano de negócios é elaborar a análise de mercado. Indo além dos dados de mercado, como faturamento e possível demanda latente, você deve recorrer à análise de SWOT.
A análise de SWOT trata de uma relação entre Forças (Strengths); Fraquezas (Weaknesses); Oportunidades (Opportunities); e Ameaças (Threats). Ao adotá-la, você precisa definir quatro quadrantes simbolizados em cada um desses fatores.
Feito isso, você insere as forças do seu negócio, os pontos fracos, as oportunidades para gerar novos negócios e as ameaças diretas ou indiretas. A partir disso, o panorama do mercado fica muito mais claro.
8. Monte o plano financeiro
O plano de negócios também precisa de um planejamento financeiro claro, detalhando custos fixos, custos pontuais, entre outros fatores. Aqui, coloque no papel todos os valores que entram e saem ao longo dos dias para garantir o máximo de controle.
Além disso, não esqueça de definir o fluxo de caixa ideal para garantir que haja como cobrir gastos inesperados.
9. Tenha um planejamento tributário claro
Por fim, ao montar um plano de negócios, você deve criar um planejamento tributário anual claro e que foque na elisão fiscal. Assim, a sua empresa pode crescer dentro da legalidade e evitar que haja taxações e custos inesperados.
Felizmente, você consegue criar um planejamento tributário focado em economia a partir do apoio especializado da CITZ Contabilidade.
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