
Abrir uma empresa em Brasília é uma tarefa complexa que, sem o acompanhamento adequado, pode resultar em muitas idas e vindas da Junta Comercial. Isso acontece porque, ao contrário de outras cidades, o Distrito Federal gera algumas dúvidas em relação à abertura de empresas. Felizmente não há tantas mudanças quando você descobre o passo a passo necessário até a criação do seu negócio.
Em resumo, basta selecionar o tipo de empresa mais interessante para você, pagar os valores relacionados à abertura e, por fim, fazer o planejamento tributário, garantindo que não haja multas e nem advertências por enganos e dúvidas não solucionadas. Para mostrar como abrir uma empresa em Brasília pode ser algo fácil e interessante, a Citz Contabilidade preparou este artigo e reuniu os passos necessários até a criação do seu futuro e promissor negócio!
Por que abrir uma empresa em Brasília?
Abrir uma empresa em Brasília é um ótimo negócio, independente do segmento de atuação. Isso acontece porque o Distrito Federal está entre as principais cidades do país, ao lado de outras grandes metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba etc.
Na prática, mesmo sem grandes indústrias e distante das rotas turísticas, a capital tem como aliado toda a instrumentalização do Estado, isto é, há funcionários públicos e concursados para todos os lados, além da presença constante de chefes do executivo e outros cargos importantes dos Três Poderes.
Também é fundamental ter em mente que o Estado não atrasa salários e garante aumentos regulares para os profissionais de carreira. Com isso, o ciclo econômico da cidade está em constante evolução e fica entre as mais promissoras na hora de criar novos negócios.
Por fim, vale destacar ainda que a capital brasileira se destaca por ser uma cidade planejada. Ao contrário dos principais destinos do Brasil, o DF tem cada linha de suas ruas imaginadas e se adequam conforme os passos dos anos.
Na prática, a cidade não fica refém da superpopulação e tão pouco tem prejuízos pela falta de organização. Pelo contrário, todos os fatores tornam a cidade um polo de investimento interessante para qualquer futuro empreendedor.
Ideias para abrir uma empresa em Brasília
Antes de abrir qualquer empresa no DF, você precisa ter ideias de negócios para que então saiba quais são as melhores formas de empreender. Mesmo que haja sonhos e ambições, tente deixá-las de lado e pense tudo de modo racional, deixando o sentimentalismo para outro momento.
A melhor forma para ter boas ideias de negócios antes de abrir uma empresa no DF é colocar tudo na ponta do lápis. Portanto, anote todas as principais alternativas em um papel e só então decida a melhor opção.
Na sequência, você precisa procurar por concorrentes diretos e indiretos nas mais diversas escalas. Ou seja, encontre rivais em escala municipal, regional, federal e até aplicativos que entregam produtos ou serviços parecidos com o seu.
Fazer isso facilita na hora de tirar o futuro projeto do papel e também deixa mais claro, futuros desafios quando for necessário disputar clientes. Para definir melhor o seu futuro negócio em Brasília, você também pode se perguntar:
- Qual é o público do meu negócio?;
- Qual o segmento da futura empresa?;
- O produto/serviço da futura empresa soluciona algum problema?;
- O que a empresa faz de diferente?;
- Quais riscos impactam a minha futura empresa?
A partir da resposta de cada uma das perguntas acima, a sua ideia fica mais clara antes mesmo de abrir uma empresa em Brasília.
Tipos de empresa para abrir em Brasília
Assim como nas outras cidades, você pode abrir um negócio em Brasília a partir de diferentes tipos de empresa. No distrito federal, os quatro principais tipos de empresa são: Empresário Individual; Empresa de Pequeno Porte; Sociedade Limitada; e Sociedade Limitada Unipessoal.
Todos os quatro tipos de empresa para abrir em Brasília são igualmente excelentes, especialmente para novos empreendedores e interessados em iniciar um negócio do zero em dia com as obrigações fiscais.
Ainda assim, todos os principais tipos de empresa contam com características próprias. Sendo assim, é preciso colocar na balança e então enfim saber qual seria o melhor tipo de empresa para o seu futuro negócio!
Abaixo você aprende um pouco mais sobre cada um dos tipos de empresa!
1. Empresário Individual (EI)
Como o próprio nome sugere, o Empresário Individual funciona como um microempreendedor individual, porém ele pode faturar até 4,8 milhões de reais ao ano, contratar um bom número de funcionários e ainda optar pelo Simples Nacional, um dos principais regimes tributários para pequenas e médias empresas.
2. Empresa de Pequeno Porte (EPP)
Já a Empresa de Pequeno Porte (EPP) costuma ser uma alternativa para aliviar as taxações e ainda assim contar com algumas das principais vantagens do EI. Por exemplo, o faturamento varia entre 360 mil a 3,6 milhões de reais ao ano e o menor faturamento alivia a alíquota.
3. Sociedade Limitada (LTDA)
A Sociedade Limitada (LTDA) é o formato mais indicado para negócios que contam com 2 ou mais sócios, podendo contratar diversos funcionários e tendo um limite de faturamento alto. Neste caso, a participação e divisão de lucros é definida por quotas da empresa, isto é, considera a porcentagem de participação de cada sócio.
A porcentagem, por sua vez, é estabelecida a partir do investimento individual de cada um. Ou seja, quando maior for o investimento, maior será a participação do sócio.
Por fim, vale pontuar que a responsabilidade da LTDA é limitada. Com isso, qualquer dívida da empresa não pode ser atrelada ao CPF dos sócios, protegendo o histórico de cada um.
4. Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)
A Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é um tipo de empresa recente e substitui a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Antes, o Eireli tinha entre os seus requisitos um montante inicial equivalente a cem salários mínimos, pouco mais de cem mil reais. Por anos, isso impossibilitou a criação de empresas individuais em regime limitado.
Hoje toda pessoa pode recorrer e abrir uma SLU, tendo vantagens parecidas com a LTDA. Entre as principais, a proteção do patrimônio próprio em caso de dívidas é a principal.
Como abrir uma empresa em Brasília?
Abrir uma empresa em Brasília é algo bem rápido por conta da fácil integração entre o DF e o poder federal, levando poucos dias até a conclusão definitiva. Porém, você precisa ter alguns pontos em mente.
Para ter um negócio no DF, você precisa reunir certos documentos. Entre eles estão:
- Documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência;
- Certidão de casamento se houver;
- IPTU;
- Informações pessoais de contato;
- Razão social;
- Nome fantasia;
- Certificado Digital;
- Em caso de sociedade, contrato social com divisão de quotas.
Tendo todos os documentos reunidos, basta seguir o passo a passo abaixo para abrir uma empresa em Brasília!
1. Faça a Consulta de Viabilidade
A Consulta de Viabilidade é o primeiro passo para você abrir uma empresa na capital do Brasil e, felizmente, não há nenhuma necessidade de sair de casa. Pelo contrário, você consegue realizar esta etapa até mesmo pelo celular.
Você deve ir ao portal de serviços da Junta Comercial do DF e iniciar o processo de Viabilidade de Localização. Nela, a administração regional valida se pode ou não acontecer determinada atividade empresarial no endereço informado.
Ao concluir esta primeira verificação, você deve retornar ao portal de serviços e realizar o processo de Viabilidade de Nome Empresarial. Como o próprio nome sugere, a JCDF realiza a pesquisa interna para constatar se há ou não nomes parecidos.
2. Preencha os dados da sua futura empresa
Na sequência, você, empreendedor, precisa preencher os dados da sua futura empresa, marcando a natureza jurídica e informado o número do Protocolo da Consulta de Viabilidade, que consta na etapa seguinte ao fim do processo.
Uma vez validado, um recibo é emitido, que precisa ser informado no site da Receita Federal na guia de DBE – Documento Básico de Entrada.
3. Envie as informações adicionais
Um dos passos mais burocráticos da abertura de uma empresa em Brasília é o envio das informações adicionais, como Capa de Processo, Checklist, Requerimento do Empresário, Contrato Padrão e outros documentos.
Vale destacar que todos os documentos não devem ter rasuras e informações incorretas. Caso contrário, todo o trâmite precisa ser refeito para então ter continuidade.
4. Envie a documentação à JCDF
O penúltimo passo é o envio da documentação à JCDF por meio da plataforma de serviço. Contudo, vale destacar que a entrega varia de acordo com o futuro negócio. Em alguns casos, há a necessidade de levar os documentos ao Cartório, OAB, Receita Federal, entre outras autarquias.
5. Consulte o deferimento do seu processo
Por fim, o último passo para abrir uma empresa em Brasília é realizar a consulta e descobrir se o processo está deferido ou não. Uma vez finalizado, basta anotar o seu CNPJ e então garantir a licença para emissão de NF!
Pensando em abrir uma empresa em Brasília? Conte com o apoio e assessoria da Citz Contabilidade, entre em contato conosco!